• Publicado em 29 de Abril de 2022 às 15:00 emEconomia

3 Características de um Negócio Escalável

A escalabilidade de um negócio tem relação com a possibilidade de desenvolver-se atendendo às demandas de mercado, porém sem perder seus valores competitivos.

Isto significa que ele apresenta potencial de expansão e pode fazê-lo sem maiores problemas operacionais e financeiros, conseguindo adaptar-se às mudanças.

A possibilidade de um negócio ser escalável possibilita seu crescimento sem sofrer altos custos e com a mesma entrega de valor, além disso, é uma das características que o torna vendável e atrativo para investidores.

Em negócios escaláveis há três características importantes: replicabilidade, custos não crescem proporcionalmente às vendas e capacidade de entrega.

Replicabilidade

Os processos e modelo de negócio precisam ter possibilidade de serem reproduzidos gerando receita recorrente e sem grandes custos adicionais, podendo ser implantado a qualquer momento.

Neste tópico, o fato de seus processos serem "ensináveis", torna esta característica ainda mais maleável.

Custos não crescem proporcionalmente às vendas

Vender mais não significa que um negócio é escalável, já que a escalabilidade se caracteriza pelo crescimento da receita, mantendo os custos fixos.

Além disso, existe um baixo custo de aquisição por cliente, un dos principais pontos a serem medidos, especialmente para quem deseja crescimento rápido.

Capacidade de entrega

Um negócio só poderá ser escalável se sua capacidade de entrega de produtos e serviços conseguir atender a demanda emergente, com o mesmo valor agregado.

Neste tópico, a automatização e padronização de processos otimiza sua capacidade de produção podendo ser facilmente replicada.